Simplificação dos Procedimentos de Abertura e Fechamento de Empresas.

Em,12 de fevereiro de 2020, foi aprovado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) o texto do Projeto de Lei 145/2018 proposto pelo ex-Senador José Agripino, que altera a Lei 11.598/2007, com o objetivo de simplificar os procedimentos de abertura e fechamento de empresas. 

A Lei 11.598/2007  trouxe a simplificação dos procedimentos de registro e legalização de empresas, de forma integrada através da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM. Importante passo para os pequenos e médios empresários, bem como para os microempreendedores individuais, visto que o Sistema é autoexplicativo.

Os procedimentos de abertura, inscrição na Receita Federal e no Cadastro de Contribuintes Municipal trouxe a celeridade necessária para o dia a dia dos empresários, principalmente dos micro e pequenos empreendedores.

A proposta é que passem a integrar a Lei 11.598/2007 dois dispositivos:

O artigo 11-A: “ O usuário da REDESIM poderá, no sistema a que se refere o art. 11, praticar os atos de constituição, alteração, transformação, incorporação, fusão, cisão, dissolução e extinção de registro de empresários e de pessoas jurídicas”; e o artigo 14-A: “No prazo de 12 (doze) meses, deverão ser implementadas as funcionalidades previstas no art. 11-A.” 

O Projeto ainda precisa ser submetido à Câmara dos Deputados e posteriormente ao Senado, para os trâmites de aprovação.

Write a comment

Para que você tenha a melhor experiência ao navegar em nosso Website, utilizamos diversos Cookies, que tem por fim personalizar nossos conteúdos para você, além de analisar dados de tráfego. Ao declarar sua concordância com nossa Política de Privacidade, você nos autoriza a realizar o tratamento desses dados.