Em,12 de fevereiro de 2020, foi aprovado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) o texto do Projeto de Lei 145/2018 proposto pelo ex-Senador José Agripino, que altera a Lei 11.598/2007, com o objetivo de simplificar os procedimentos de abertura e fechamento de empresas.
A Lei 11.598/2007 trouxe a simplificação dos procedimentos de registro e legalização de empresas, de forma integrada através da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM. Importante passo para os pequenos e médios empresários, bem como para os microempreendedores individuais, visto que o Sistema é autoexplicativo.
Os procedimentos de abertura, inscrição na Receita Federal e no Cadastro de Contribuintes Municipal trouxe a celeridade necessária para o dia a dia dos empresários, principalmente dos micro e pequenos empreendedores.
A proposta é que passem a integrar a Lei 11.598/2007 dois dispositivos:
O artigo 11-A: “ O usuário da REDESIM poderá, no sistema a que se refere o art. 11, praticar os atos de constituição, alteração, transformação, incorporação, fusão, cisão, dissolução e extinção de registro de empresários e de pessoas jurídicas”; e o artigo 14-A: “No prazo de 12 (doze) meses, deverão ser implementadas as funcionalidades previstas no art. 11-A.”
O Projeto ainda precisa ser submetido à Câmara dos Deputados e posteriormente ao Senado, para os trâmites de aprovação.