MP 932/2020. Reduz as alíquotas das contribuições ao Sistema “S”.

O Senado aprovou, em 24 de junho de 2020, o texto da MP 932/2020, que prevê a redução, pela metade, das alíquotas das contribuições obrigatórias dos empregadores, aos serviços sociais autônomos (SESC/SENAC/SESI/SENAI/SEST/SENAT/SENAR E SESCOOP). 

Ao contrário da proposta que previa a redução das contribuições devidas às estas entidades, de abril a junho de 2020, o texto aprovado se limitou às contribuições de abril e maio de 2020. 

Pela MP às alíquotas destinadas aos Serviços Sociais Autônomos foram reduzidas para:

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) – 1,25%;

Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Social do Transporte (SEST) – 0,75%;

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) – 0,5%;

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR):

1,25% – contribuição incidente sobre a folha de pagamento;

0,125%  – contribuição incidente sobre a receita de comercialização da produção rural devida pelo produtor rural pessoa jurídica e pela agroindústria;

0,10% – contribuição incidente sobre a receita de comercialização da produção rural devida pelo produtor pessoa física e segurado especial.  

Quanto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) não houve redução, porém, a entidade deverá destinar, no mínimo 50% (cinquenta por cento) dos recursos, que lhe forem repassados do produto da arrecadação do adicional de contribuição previsto no § 3º do art. 8º da Lei 8.029/90, nas competências de abril, maio e junho de 2020, para o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas. 

Lembrando que a MP 932/2020 foi editada, em 31 de março de 2020, porém, por decisão judicial, teve seus efeitos suspensos. Após, foi revista e o texto aprovado foi encaminhado para veto ou sanção presidencial.

Fonte: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141346

Write a comment

Para que você tenha a melhor experiência ao navegar em nosso Website, utilizamos diversos Cookies, que tem por fim personalizar nossos conteúdos para você, além de analisar dados de tráfego. Ao declarar sua concordância com nossa Política de Privacidade, você nos autoriza a realizar o tratamento desses dados.